domingo, 28 de março de 2021

Resenha: Sombra e Ossos (Trilogia Grisha #1)




Título: Sombra e Ossos

 

Autoras: Leigh Bardugo

 

Páginas: 288

 

Editora: Gutenberg

 

Gênero: Fantasia/Romance

 

Onde comprar: Amazon/Amazon (Edição Nova)

 

Alina Starkov é uma jovem órfã de guerra que nunca esperou muito da vida além do pouco conforto que recebia e a amizade de Maly, seu melhor amigo, entretanto a vida da moça parece ter o rumo completamente mudado quando ela desperta atenção do Darkling com um poder raro do qual ela não tinha conhecimento. Assim, Alina inicia sua jornada.

 

A premissa de Sombra e Ossos é bastante interessante, apesar de alguns clichês do gênero, e apresenta um cenário instigante para o leitor. Além disso, uma jornada da heroína é algo relativamente incomum, pois a maioria das histórias de fantasia com essas temáticas e nesse formato tem protagonistas masculinos, entretanto, o desenvolvimento da personagem não segue muito em frente, outro ponto que incomoda é que Alina é extremamente manipulável o que não condiz com as condições nas quais ela foi criada.




 

Apesar desses pontos, a protagonista é carismática, já não se pode dizer o mesmo de seu companheiro, Maly, porém, o personagem que mais chama atenção sem dúvidas é o Darkling. Ainda que seja bastante duvidoso, Leigh Bardugo conseguiu construir alguém carismático, sedutor e ao mesmo tempo assustador. Ter um personagem imprevisível assim enriquece a narrativa.

 

Sombra e Ossos tem certas falhas de desenvolvimento de personagens, mas mesmo assim é a porta de entrada para o universo Grisha e deixa pontas soltas que abrem possibilidades de grande expansão narrativa, além de ter cenários majestosos e lutas que desafiam até a imaginação do leitor. 

 

NOTA:  



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário