quinta-feira, 23 de julho de 2020

Resenha: Desventuras em Série - O Lago das Sanguessugas




Título: Desventuras em Série – O Lago das Sanguessugas

Autor: Lemony Snicket

Páginas: 192

Editora: Seguinte

Onde comprarAmazon


O Lago das Sanguessugas é o terceiro volume da saga Desventuras em Série escrita por Lemony Snicket. A história segue os três irmãos órfãos da família Baudelaire, a mais velha é Violet, seguida por Klaus, o irmão do meio, e Sunny a caçula. As crianças sofrem e são perseguidas por um homem muito mau chamado Conde Olaf, seu ex-tutor sem coração que só pensa em conseguir a grande fortuna da família dos protagonistas.


O terceiro livro continua acompanhando a jornada dos três irmãos que vão para a casa de uma nova tutora, a primeira mulher até o momento, Tia Josephine. Uma mulher viúva, excêntrica e amedrontada com tudo e com todos, que se nega a comer refeições quentes e abrir maçanetas por causa de medos irracionais, ainda que seja uma situação incômoda ela parece ser a tutora perfeita para crianças que precisam de tanta proteção.




Nesse contexto que aparece uma das poucas inconsistências de O Lago das Sanguessugas, a atual tutora dos órfãos Baudelaire é uma mulher muito medrosa, mas não desconfia nem um pouco de um homem que nunca viu na vida e que apenas lhe diz o que ela quer ouvir, mesmo sob protestos das crianças, ainda que seja um recurso muito utilizado nesta saga de Lemony Snicket o comportamento da mulher parece incoerente até mesmo para esse universo.


Por outro lado, a história é tão bem escrita e combinada ao clima excêntrico e melancólico dos cenários faz o leitor se sentir imerso no mundo criado por Lemony Snicket que mais uma vez coloca na medida certa o humor, a tristeza e a maldade, ainda que suas explicações sobre certos termos utilizados em determinadas situações sejam em grande quantidade, esse aspecto incrivelmente dá mais ritmo à narrativa.


O Lago das Sanguessugas é mais uma grande aventura dos órfãos Baudelaire em busca de paz e com Conde Olaf em busca de sua fortuna, o livro ainda que tenha poucas inconsistências traz um ritmo frenético com a escrita calma e explicativa de Lemony Snicket que como sempre apresenta seu humor único e ácido, um livro não tão infanto-juvenil assim.


NOTA: 9/10


Nenhum comentário:

Postar um comentário