terça-feira, 7 de julho de 2020

Indicação: 5 filmes asiáticos na Netflix


Terça-feira é dia indicação aqui no blog, pode ser de livros, séries, doramas, músicas e no caso de hoje serão filmes. Quem já viu alguma produção asiática sabe o trabalho poderoso que vem dos cinemas do lado de “lá” do mundo, há exemplos famosos como Oldboy, A Criada e claro, o mais novo vencedor do Oscar, Parasita.


Por isso eu selecionei cinco filmes para serem assistidos na Netflix, além disso vou comentar um pouquinho sobre eles e dar minha avaliação. SPOILER: Só tem filme bom nessa lista!


DEATH NOTE (JAPÃO)




O anime Death Note é muito famoso e tem diversas versões, uma delas inclusive foi produzida pela própria plataforma de streaming, entretanto, minha indicação com certeza não é essa versão americanizada da história, mas sim o filme japonês lançado em 2006, ele é o primeiro de dois longas, seguido por Death Note: The Last Name e posteriormente pelo spin-off L: Change The World.


A história segue o jovem gênio Light Yagami (ou Raito Yagami) que recebe um caderno com o poder de matar as pessoas que tiverem seu nome escrito nele, tudo que Light precisa é saber o nome e rosto dessa pessoa, mas quando tudo toma grandes proporções o maior detetive do mundo, L é chamado para investigar o caso do assassino que chama a si mesmo de Kira.


Além da história original ser extremamente fascinante e colocar o espectador em cheque acerca dos próprios princípios, o live-action consegue, ainda que em tempo bem mais reduzido passar a mesma emoção com roteiro bem construído e ótimas atuações, com destaque óbvio para Tatsuya Fujiwara, no papel de Light, Kenichi Matsuyama, que interpreta L e Erika Toda na pele de Misa Amane.


NOTA: 9,5/10


CITIES OF LAST THINGS (TAIWAN/CHINA/FRANÇA/EUA)




Cities of Last Things é um filme que conta a história das fases da vida de um homem, entretanto a narrativa se passa na ordem inversa e segue ele da fase da velhice até o início da adolescência. O longa mostra como as escolhas do personagem afetam a vida adulta e mais ainda como a família é um fator determinante para a realização dessas escolhas.


O filme Cities of Last Things é uma daquelas histórias dignas de filmes cult, com um início ambientado em futuro praticamente distópico e que mostra uma diferente visão da vida. A história acompanha o mesmo homem em diferentes fases e é interpretada por três atores diferentes com destaque para Lee Hong Chi que interpreta o homem durante a fase adulta e o que eclodiu em todo seu histórico de violência. O longa se mostra interessante pelas boas atuações, reflexões e linguagem cinematográfica que deixa os três atos muito evidentes ainda que em formato contrário do habitual e consegue chocar com o final, que se passa no início da vida do homem.


NOTA: 8/10


TIME TO HUNT (COREIA DO SUL)




Em uma Coreia do Sul distópica com a economia destruída e grande mercado de armas ilegais um grupo de amigos se organiza para fazer um assalto a uma casa de jogos, entretanto isso pode ser um negócio altamente arriscado, já que esses lugares são comandados por bandidos extremamente perigosos. Por isso, os três homens atrairão a atenção de um perigoso assassino que vai começar uma caçada.


Time To Hunt é um filme de ação, misturado com distopia e suspense, o que poderia não ter dado certo, mas o roteiro soube dosar muito bem cada um desses elementos e entregar um filme eletrizante do início ao fim, entretanto pecou ao tratar o vilão como alguém meio que invencível sem estabelecer algo que justificasse isso no início, entretanto, a história é incrível e pode tranquilamente render uma sequência.


NOTA: 8,5/10


RASTROS DE UM SEQUESTRO (COREIA DO SUL)




O ano é 1997, uma família viaja para sua nova casa, essa família tem dois filhos, entretanto, um tempo depois o mais velho é sequestrado e fica desaparecido por 19 dias, entretanto, depois desse período ele volta para casa sem se lembrar de nada do que aconteceu durante os dias que ficou sumido. Porém o irmão mais novo percebe que há algo diferente com o primogênito.


Rastros de um Sequestro, também conhecido como Forgotten é daqueles filmes que faz você acreditar que vai conseguir antecipar tudo que está prestes a acontecer, mas em cada ato que se desenvolve traz uma nova perspectiva e revelações que até então seriam inimagináveis, mas com o trabalho de ótimo roteiro conseguem se tornar críveis, vale o destaque para a grandiosa atuação de Kang Ha Neul como protagonista.


NOTA: 10/10


INVASÃO ZUMBI (COREIA DO SUL)




Em uma Coreia do Sul que declarou estado de emergência devido a um vírus que transforma pessoas em zumbis que tomou conta do país, a única cidade até então não atingida pela calamidade é Busan, e o melhor jeito de chegar lá é de trem, por isso, um pai vai levar sua filha afim de salvá-la desse cenário de terror.


Eu não sou uma grande amante dos filmes de zumbis, mas Invasão Zumbi, também chamado de Train To Busan conseguiu trazer seriedade ao tema com a dose de terror necessária além de pôr em cheque como os seres humanos se comportam em situações de emergência uns com os outros. O longa conta com nomes como Gong Yoo, Choi Woo Sik e Ma Dong Seok, com maior destaque para o primeiro que, além das sequências frenéticas que protagoniza, consegue trazer toda carga emocional que o final do filme necessita.


NOTA: 10/10


Espero que aproveitem as dicas e conheçam melhor esse cinema tão singular que abre nossas mentes para novas linguagens e culturas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário